"Maternidade....Eu amo meus filhos...mais odeio a maternidade!"

"Maternidade....Eu amo meus filhos...mais odeio a maternidade!"

Frase que eu li em um dos muitos livros que tenho sobre maternidade.

A parte boa da maternidade são os filhos...aquele momento que vc fica com eles...eles ficam quietos do seu lado...ou fazer carinho em vc aponto de vc adormecer...a maternidade e cheia de emoção e muito preocupação.

As vezes me sento aqui e fico tentando escrever...mais dificilmente consigo colocar no papel o que tenho sentido...e todas as coisas que passam na minha cabeça e o que tem acontecido em casa.
Os sentimentos que vão mudando e os meninos crescendo novas preocupações e novas situações.

O João vem da escola cheio de novidade, com historias engraçadas e feliz com as conquistas.
O Lucas ainda em casa volta pra escola somente no ano que vem...então pense em um menino que está descobrindo tudo sozinho....quando agente percebe ele ja sabe até colocar senha no tablet dele.
- Gente o menino ainda não sabe ler....mais entrou na configuração do tablet e foi mexendo e fez a senha dele...e usou uma letra do meu nome e finalizou.
O mauro chegou em casa e tentou usar o tablet que agora com senha não conseguiu, me chamou e perguntou se eu tinha colocado senha e eu disse que não...e o Lucas gritou - Foi eu papai, eu coloquei senha. E foi até o pai, pegou o tablet na mão e mostrou como se faz.
Pense na nossa cara!!! BOA ABERTA GERAL...como diz minha amiga Raquel...isso tudo foi o  ácido fólico que tomamos na gravides. [O ácido fólico atua de modo interdependente com a vitamina B12 na formação dos eritrócitos, células que transportam a hemoglobina no sangue, e também na produção da timidina que é um componente essencial do DNA]

O Lucas e um menino que cumprou a promessa de viver em nome de Jesus...ele tem vivo todos os dias como se fosse o ultimo, ele luta pelo que quer e acredita, as vezes me enfrenta com suas perguntas cheio de porque e explicações...ha momentos em que não estou preparado pra lidar com ele e com o João....somente a graça de DEUS nessa hora, pra que eu não perca a chance de ensinar eles a maneira correta de agir.

Um exemplo recente.
Eu estive fora de casa por 5 dias, quando voltei decidi que o João não iria a escola pra eu poder passar o dia com eles.
Ao acordar começamos a organizar as camas e preparar o café, como o João e pequeno não consegue sozinho dobrar o cobertor e colocar na sua cama...logo eu ensinei os dois a trabalhar em equipe e dobrar juntos.
Isso funciona as vezes....nem sempre.
o Lucas as vezes cisma que não precisa de ninguém, que ele a conta sozinho porque ele e "Foti" (forte)
Então, o João veio até onde eu estava e disse: - Mãe o Lucas não quer me ajudar a dobrar o cobertor.
- Meu filhooooooooooooooo ajude o seu irmão. (eu disse)
- Mais mãe...eu não quero ajudar, eu dobrei o meu sozinho e não preciso do João pra nada.

Fiquei pensando como ia lidar com isso...o que esse menino de 6 anos pensa da vida dele...como pode descartar o irmão dele assim?? (mãeloka)

- Lucas meu filho, não e assim....todos precisamos de ajuda, todos precisamos ter alguém do lado.
- Não mãe, eu não preciso, eu sei tudo, eu consigo tudo, eu sou foti (forte)

Eu fiquei chateada com isso, fiquei bem estressada...mas como estou trabalhando ouvir meu filho respirei e disse:
- Tudo bem eu ajudo o João. 

E ai fiquei pensando...não posso perder a chance de mostrar pra esse menino que ele não pode fazer nada sozinho...que ele tem e pode contar com o irmão e as pessoas a sua volta.

Quando fui preparar o almoço pedi que eles me ajudassem com os pratos e talheres, copos e suco.
Na hora que o Lucas fui pegar o suco ele pediu pro joão ajudar ele com a porta da geladeira, ai eu fiquei olhando pra ver como o João ia reagir.
Prontamente o João segurou a porta e os copos e o Lucas pegou o suco....foram até a mesa  e o arrumaram juntos.

Ai eu chamei o Lucas e o João, narrei a cena pro Lucas e lembrei de como mais cedo ele tratara o João quando o mesmo pediu ajuda.
Ai o Lucas olhou pro João e pediu desculpas por não ajuda-lo e eu disse:
- Lembre-se meu filho, ninguém vive ou sobrevive sozinho, todos temos que ser e ter amigos e o João vai ser teu amigo pra sempre e vc vai poder contar com ele sempre que precisar e o João quer ter essa mesma segurança quando ele precisar de você.

Os dois se abraçaram e terminaram de arrumar a mesa.

Eu estou lendo 3 livros, o primeiro é:
- Ética de pais para filhos (Ian James Corlett)como conversar com as crianças sobre moral, valores e tudo o que há de mais importante.

- Como falar para o seu filho ouvir E como ouvir para seu filho falar (Adele Faber e Elaine Mazlish)

-Família Acima de tudo (Stephen Kanitz) 

descobrindo o verdadeiro valor das pessoas mais importantes de sua vida.

Um livro parece que está ligado no outro...encontro semelhança de pensamento tanto nos livros quando no que eu ja queria fazer e me faltava uma direção. Quero poder ensinar pros meus filhos o caminho a verdade e a vida com DEUS. Tenho um pouco de medo de falar o que pra alguns entendidos isso e bom, por que vai me deixar atenta pra não errar ou pelo menos se errar poder mudar. Olho pros meninos e fico imaginando como vai ser daqui uns anos, será que eles vão ser meninos de bom coração, meninos que terão como base a sua fé em Deus.
O João e todo intenso, abraços fortes, beijos estalados ele tem tanto carinho e amor pra dar pra quem ele gosta, lembra das pessoas e relata detalhes sobre as coisas como se tivesse vivendo novamente.
O Lucas...o que dizer desse menino...??? Que aos 6 anos ja teve uma experiência tão forte que nem sei dizer se ele alcança tudo que aconteceu...porém as vezes ele vem com argumentos, relatos, e intenso nas suas palavras e chega em nosso coração.
 





Esses dois são inteligentes e alegres...cativam as pessoas cada um a sua maneira...oro a Deus pra que eles continue no caminho que eu e o Mauro estamos juntos tentando ensinar....o caminho que leva a Jesus.
Eu estava lendo o Blog do garoto lutador Luis Felipe e ele relatou em seu ultimo texto o que sentia em relação a sua mudança de rotina...e ao ler tudo aquilo fiquei pensando no Lucas que mudou a vida dele sendo bem mais novo....porém os dois tiraram de letra...acredito na recuperação total do Luis Felipe...acredito que esse menino ainda vai falar muito sobre como Deus agiu através de sua doença na vida das pessoas.

O Lucas em relação a tudo que aconteceu ainda tem dores abdominais e estamos cuidando disso...seu pulmão e secretivo e ele tem feito e usado tudo que a pneumo prescreveu.
Estamos cuidando dele...e da sua saúde, ele está bem mesmo quando senti dor ele não gosta de falar....uma vez eu disse:
- Filho porque você não me diz que ta doendo:
- Mãe se eu digo que sinto dor você fica triste e chateada.

A verdade e que quando ele não se sente bem eu fico mau...eu passo mau, eu me desespero e fico morrendo de medo.... difícil lidar com isso...alguma coisa dentro dele doendo, mudando, escondido. Tudo nos deixa com medo e quase que inevitável não sentir medo.


Do mais estamos bem....vivendo um dia de cada vez eu as vezes dois dias e com isso acabo me sentindo cansada muito fácil...irritada com o toda essa tensão que envolve o Lucas....acredito 100% na cura do nosso menino, porém ele ainda senti fisicamente tudo que aconteceu com ele.


Então me basta continuar orando pra que nossa família de alguma forma supere todos os obstáculos que a vida vai trazendo.


E que com a ajuda e proteção de DEUS nos vamos sendo JESUS na vida dos nossos filhos...os guinado e ensinando o caminha de fé e amor que so encontramos em CRISTO.


A todos uma boa noite.
Lizzy Oliveira.


Continue divulgando, lendo e orando
http://todosporluisfelipe.blogspot.com.br/


Um comentário:

  1. Nossa ! Quanta força e quanta sabedoria...exemplo de mãe vc é, com tantos altos e baixos ainda sim saber educar e orienta-los com tanto amor e paciencia. O relato da "ajuda" me emocionou, e a parte q seu filho pede desculpa pro irmão me deixa surpresa. Pois semppre substimo o nivel de entendimento das minhas crianças, em casos assim acharia que não adiantaria falar pois eles ainda não compreendem...Meu filho já tem 7 anos. Parabéns! Adorei.

    ResponderExcluir

Obrigada por tirar esse tempinho para comentar! ♥