Quarto infantil

VEJA COMO ELES....
Faça de conta que é pequeno e desça ao nível visual dos seus filhos de forma a ter uma visão ampla do que estará facilmente ao alcance deles ou não .Olhe para o espaço que eles têm a nível de arrumação, mobiliário e coisas de forma a tomar vantajoso a maneira como poderão não só chegar aos objectos sozinhos como arruma los também.

Por fim organize uma pequena lista de tarefas semanais em ordem a manter a arrumação sem esforço. Basicamente organize o quarto como se fosse você a criança

Para organizar um quarto de criança as soluções tem que ser cómodas para elas.


ENVOLVA A CRIANÇA NO PROCESSO
Resista á vontade de fazer tudo sozinha , nem vale a pena pensar em ameaçar ou se desgastar brigando com a criança de forma a que mantenha o quarto limpo: ensinar a ter métodos de arrumação e organização vai beneficia la mais e simplificar tudo. Pense nessa tarefa como um ponto de ensino e foque se na criança.

Vá dando linhas de orientação, analisando os progressos dela na arrumação, veja o que funciona ou não e acima de tudo o que é importante para ela, o que faz sentido na sua pequena cabeça.
Se os pequenos estiverem envolvidos no processo de arrumação, serão mais capacitados para perceber que devem manter o quarto arrumado.


ARRUME, ORGANIZE E SIMPLIFIQUE
Normalmente os quartos infantis tendem a ser pequenos, muitas vezes partilhados entre irmãos e geralmente com menos arrumação do que a necessária. Os brinquedos em excesso e por vezes mesmo coisas que deveriam pertencer a outros cómodos da casa compartilham o mesmo espaço da criança. As crianças não podem ser organizadas com roupeiros super lotados, gavetas empilhadas e brinquedos a cobrirem cada metro quadrado de espaço visível.

A solução passa por arrumar, organizar e acima de tudo simplificar

Comece pela roupa:
Organize, retire o excesso, se possível dê, venda ou doe o que já não necessita.
Arrume roupas fora de época por ordem de uso.
Simplifique: quantidade de roupa que tem? Logo, arrume o excesso de forma simples e organizada que permita mesmo assim usar caso queira

Brinquedos: O valor do rodizio.




Caixas com brinquedos em cima do guarda roupa

Para uma criança pequena o ideal é uma biblioteca de brinquedos: arranje uma caixa plástica larga com tampa, ou mesmo um saco, coloque uma selecção de brinquedos variada e desapareça com ele por vários meses.

Um dia menos esperado , apareça com a dita e faça uma troca com o que estava em uso nesse momento.Os brinquedos vão ter um interesse redobrado, quase como se fossem novos e vão ocupar metade do espaço físico que ocupavam
Crianças mais velhas podem utilizar prateleiras suspensas ou mais altas para arrumar os seus pertences.Pequenas caixas plásticas transparentes são óptimas para arrumar pequenos objectos de forma a serem vistos facilmente


FAÇA COM QUE SEJA FÁCIL ARRUMAR E DIFÍCIL DESARRUMAR
A primeira regra para tornar um quarto infantil eficiente e precisamente o titulo. Por exemplo, arrume livros de imagens num organizador harmónica, assim a criança abre o mesmo vê todos os títulos, escolhe só o que interessa e deixa o resto arrumado. Pense com dedos pequenos, o que é mais facil? Mandar os livros de uma parteleira todos para o chão ou tirar um de um local assim?.Organize de forma a que seja mais facil para elas não tirar tudo do que ter mais trabalho a arrumar




ORGANIZE DE BAIXO PARA CIMA

Tendo em conta a altura média de uma criança e a sua estatura , comece a organizar de baixo para cima.Os brinquedos mais usados deverão estar nas partes mais baixas ou no chão.Ao avançar para cima coloque o menos utilizado.

ETIQUETAS, ETIQUETAS, ETIQUETAS

*EU ADORO ETIQUETAS...EXISTE MUITAS FORMAS DE USA-LAS....PARA AS CRIANÇAS AS ETIQUETAS SÃO GUIAS DE TIRAR DO LUGAR E VOLTAR PRO MESMO LUGAR*.
A longo prazo, o melhor método de organização passa por colocar etiquetas em tudo.
Por exemplo, coloque uma imagem de carros na caixa mesmos, uma de meias na caixa ou gaveta das mesmas e por ai fora.
Para crianças mais velhas basta mesmo os títulos em letras bastante visiveis
Ponha etiquetas em locais possíveis que não estraguem a decoração, de lado nos armários, por dentro de gavetas assim não estraga visualmente e tem a mesma função
Para os mais pequeninos ate servirá de jogo podendo dar uma pequena retribuição quando tudo arrumado corretamente

MANTENHA UMA ROTINA DE MANUTENÇÃO

O quarto estava arrumado, a criança brinca e de repente esta tudo de pantanas o que pode ser frustrante para qualquer um depois ter que arrumar.
Ajude a criança a estabelecer rotinas dentro do seu dia familiar.
Exemplo de manha ajuda a fazer a cama,arrumar o pijama, por a roupa do dia anterior para lavar, a rotina da noite, abrir a cama, lavar dentes, arrumar brinquedos , preparar mala etc..
Ao fim de um tempo o sistema estará de tal forma incutido que tudo será feito em automático e sem discussão
Aproveite alturas de ferias para arrumações mais profundas, limpezas gerais e já agora verificar que esta tudo no seu local.


Cada coisa tem seu lugar.




BEM, NA MINHA CASA ESSAS PEQUENAS DICAS TEM FUNCIONADO, MEUS FILHOS LUCAS - 5 ANOS E JOÃO - 4 ANOS, SÃO GAROTOS QUE AMAM ESPALHAR BRINQUEDOS NO INICIO FOI DIFÍCIL MAS COM A AJUDA DE CAIXAS TRANSPARENTES E ETIQUETAS E UMA ROTINA ELES MANTEM TUDO ARRUMADO....MAS, SÃO CRIANÇAS AS VEZES E PRECISO UMA SUPERVISORA POR PERTO.


Lucas e João | Minhas heranças

0 pitacos de mãe:

Postar um comentário

Obrigada por tirar esse tempinho para comentar! ♥