Raiva, Ira, Nervoso, Gritaria...

Todas as pessoas sentirão ira um dia. A Bíblia diz que ficaremos irados, mas que não devemos permitir que isso nos faça pecar. A raiva e a nossa reação são duas coisas diferentes; e que nessa verdade está à esperança de vidas produtivas e felizes para nós e nossos filhos.


Raiva, Ira, Nervoso, Gritaria...
As vezes meus filhos passam grande parte do dia assim, posso atribuir ao calor, mas na verdade o clima não contribui pro estado de nervo dos meu filhos...talvez a genética.
Estou lendo um livro muito bacana que ensina pais a entender e lidar com seus filhos rebeldes. ( Como realmente amar seu filho rebelde – Ross Campbell – Editora MC )

Em casa tento manter a calma sempre que possível, ainda, mas num momento tenso...nem sempre da certo pq sou uma pessoa nervosa mas tenho tratado isso em mim, ainda mas vendo como meus filhos são em momentos de tensão.
De uma hora pra outra passam a agir com a mesma fúria que um adulto (eu). Então me questiono como evitar essa situação?? Ou, mais grave ainda....o que eu posso fazer com essa rebeldia do meu filho?? E se ela se tornar insustentável???

Eu não sei bem como lidar com isso, mas qdo um dos meus filhos estão bem alterados eles são deslocados de lugar, mudo o assunto e vejo se consigo acalmá-los, e depois volto a falar sobre o assunto.
Isso tem funcionado com o Lucas (primogênito), sempre pergunto da escola e do amigo Miguel a quem ele gosta muito. Mas nem sempre da certo com o João, ele não muda de assunto e dificilmente consigo “tapia-lo”. Ele me pega pelas palavras e me faz falar na no assunto grande parte das vezes.

Hoje tive um momento tenso com ele, e tentei mudar de assunto perguntando sobre o que ele almoçou e se ele gostou. Confesso que me surpreendi com o fala desse menino de 3 anos.
- Mãe não muda de conversa, eu to chateado e você não quer falar comigo.
Bem, eu fiquei olhando pra ele e pensei  como vou escapar desse menino?!?!?
Ai eu me abaixei e olhei pra ele e disse:
- Meu filho vc está nervoso e gritando, eu não vou prestar atenção em vc quando agir assim, depois quando vc se acalmar eu vou ouvir o que vc tem a me dizer.
Ai ele me quebrou toda.
- Mãe vc sempre grita comigo e com meu irmão!!!

(chocada, sem ar, paralisada e sem ter o que dizer)

......

Peguei o João e fui pro meu quarto pensando no que dizer e como me justificar.
- Meu filho venha cá, a mamãe faz errado, ninguém tem que gritar pra ser ouvido, aqui em casa precisamos ter calma pra falar e tudo vai se resolver.
A mamãe não quer gritar com você e nem com o seu irmão. Eu amo vc e o Lucas e quando a mamãe gritar você precisa me lembrar dessa regra, que aqui não gritamos um com o outro. Você me ajuda e eu te ajudo.
Mas Filho você precisa lembrar que eu sou sua mãe e sei como cuidar de você.

Não sei até aonde ele entendeu, mas sei que isso me ajudou. Ele com aquela voz de fina de um menino de 3 anos me mostrou que  a conversa que teria com meu filho em um momento mas tranqüilo na verdade foi comigo, eu preciso me acalmar porque meus filhos aprendem tudo que eles me vêem fazer.

Na verdade eu que me encontro em muitos momentos tensos dentro de casa, mas quero sempre ter a sensibilidade de perceber quando estou fazendo mal pros meus filhos com o meu comportamento errado.

Que Deus me de graça pra criá-los dentro de bons princípios, princípios esses que aprendi depois de grande.
Amo a maternidade e quem mas me cobra sobre o comportamento de mãe SOU EU MESMA.
Não quero ser perfeita apenas quero ser um instrumento usado por DEUS pra criar homens bons e que eles sejam filhos homens abençoado.
Esta e a minha oração hoje.

Boa Noite.

0 pitacos de mãe:

Postar um comentário

Obrigada por tirar esse tempinho para comentar! ♥