Mãe e Filho

Lembra-se daquele momento em que segurou o seu bebê recém nascido nos braços e pela primeira vez pôde olhar seu rostinho e seu corpo? Para a mãe, às vezes demora um pouco até conseguir compreender que tem um filho, um menino, um corpo masculino que saiu de seu corpo de mulher. Ela se sente confusa ou mesmo surpresa ao perceber que criou um ser do sexo masculino dentro de si.
A maioria das mulheres diz que se sentre mais a vontade com uma filha. Elas percebem que, intuitivamente, vão saber o que fazer com ela. Mas um menino?! Depois de um nasciemnto de um filho, não são poucas as mulheres que exclamam com horror:" Eu nãi sei o que fazer com um menino!". Por mais que a lógica da mulher diga que ela está bem preparada, a resposta emocional é "Meu Deus! Este é um territorio desconhecido".


A bagagem que a mãe traz desde o inicio da historia “masculina” afeta o seu jeito de ser mãe. Talvez desnecessariamente, muita gente dá grande importância ao sexo do bebê. Toda vez que a mãe ouve seu bebê chorar, olha para ele ou troca sua fralda, ela se lembra que ele e um menino. Então, tudo que ela significa “ser homem” vem à tona.
A mulher se lembra do pai e de sua relação com ele. Ela tem a experiência a de conviver com o irmão, primos e colegas da escola; lembra-se de todos os namorados, professores, patrões, médicos, pastores, colegas de trabalho e amigos. Juntos, eles tecem a “historia masculina” dela, que determina sua atitude para com aquele inocente bebezinho!
Suas idéias de como os homens são como os homens me trataram e em que eu gostaria que os homens fossem diferentes começam a afetar seu modo de agir em relação ao filho.
E, como se não bastasse, seus sentimentos sobre o pai do bebê também ajudam a complicar a cena. À medida que o bebê cresce, ele se parece com o pai? Isso faz com que ela o ame o ainda mais? Se ela não vive com o pai do bebê ou tem problemas com ele, isso também afeta seus sentimentos, que podem ser percebidos ou completamente inconscientes.

0 pitacos de mãe:

Postar um comentário

Obrigada por tirar esse tempinho para comentar! ♥